5 formas de beijar. Os diferentes tipos de beijos na Europa
A globalização é cada vez mais um dado adquirido e saber adaptar-se aos costumes de outros países é essencial. Quanto a si que está prestes a ir de férias, o costume mais importante a reter é o de como… beijar!
França. Felizmente, para as francesas quantos mais beijos melhor. Há muito que têm o costume de cumprimentar com quatro beijos e ainda hoje é assim. Uma dica: comece sempre pelo lado direito.
Holanda. Neste país as mulheres têm uma regra: tem de dar o último beijo no mesmo sítio onde começou, ou seja, pelo menos três beijinhos terá de dar. A França leva vantagem!
Itália. No país onde as mulheres são autênticas “bombas”, os beijinhos são muito reduzidos. Somente os amigos mais chegados têm essa sorte. Abraços e apertos de mão são o cumprimento mais utilizado. Com muita pena nossa…
Bélgica. Se tiver a mesma idade da mulher que está a cumprimentar, um beijo é suficiente. Se ela for mais velho, no mínimo 10 anos, três beijos é o mais indicado. Agora tenha cuidado, não dê três beijos a uma mulher de 30 anos, mas que pareça ter 40.
Inglaterra. Não se admire se for dar um beijo e elas se afastarem. No Reino Unido é normal um aperto de mão ou um acenar com a cabeça, também substituído por um “How are you?”. Uma dica: não precisa responder, é meramente retórico.