Futuros pais, nunca digam estas frases aos seus filhos
A forma como se fala com os filhos influencia a forma como eles veem o mundo e a si próprios como pessoas. O “abuso verbal” pode provocar mais danos do que aquilo que imagina.
Muitas vezes os pais usam frases sem pensar, e estas podem fazer mais mal do que bem. Desde o dia que nascem até ao seu desenvolvimento até se tornarem adultos, as crianças são autênticas esponjas de informação. Tudo aquilo que lhes é dito, fica com eles para a vida toda. Daí ser muito importante termos a certeza que os filhos não saem feridos, para sempre, pela palavras usadas.
As crianças vítimas do chamado “abuso verbal”, podem sofrer danos na arquitetura cerebral, levando as mesmas a sofrer transtornos de ansiedade, agressividade ou dificuldades em relacionamentos sociais. Muitas vezes os pais não tem noção das palavras que dizem, e aí está o principal problema.
“Tu pões-me louco(a)”
As crianças não são responsáveis pelo bem-estar emocional dos pais. Os pais é que são responsáveis pelo bem-estar das crianças. É essencial manter toda a calma possível, quando a mesma parece impossível de alcançar.
“Não faças isso / Não mexas”
Estas frases não orientam a criança para o comportamento pretendido, o que deixa a criança confusa e frustrada. Tentar dar o exemplo é a melhor forma de levar uma criança para o comportamento desejado. Esse exemplo deve ser dado pelos pais e, se possível, de uma forma gestual e não apenas falada.
“Para de chorar”
Ao dizer a uma criança para nunca chorar, está a transmitir a ideia que não se deve mostrar emoções. É normal haver algum melodrama nas crianças, mas isso faz parte do seu normal crescimento. Em vez de usar uma frase negativa, conforte-a, pois vai ajudar a criança a ganhar mais confiança e a confiar em si mesma nas maiores adversidades da vida.
“Tem cuidado”
Dizer a uma criança para ela ter cuidado quando ela está a tentar demonstrar o seu melhor, na verdade só a vai tornar mais vulnerável, o que leva a que coisas piores possam acontecer. Dizer a uma criança para ter cuidado ou para não fazer uma determinada coisa, vai levar a danos no futuro, porque vai ser criada uma imagem de alguém que não é capaz de nada, que não presta e que não se valoriza. Se estiver com medo de que algo mal possa acontecer ao seu filho, tente ficar por perto, mas calado e quieto.
“Eu bem te avisei”
A frase que ninguém quer ouvir, nem mesmo um adulto. Não ajuda em nada ninguém quando algo de mau acontece. Tentar confortar a criança num momento de erro é bastante importante, porque vai fazer com que a criança esteja disposta a confiar e a partilhar os seus sentimentos.