Não adicione sal às suas refeições e evite alimentos processados

A adição de sal às refeições está associada a uma menor esperança de vida e a um elevado risco de morte precoce. Quem o diz é um novo estudo agora publicado.

Foram analisadas mais de 500 mil pessoas, que responderam a um questionário entre 2006 e 2010 sobre os seus hábitos alimentares e com que frequência adicionavam sal às suas refeições. Os investigadores da UK Biobank analisaram as quantidades de sal adicionadas depois de as refeições estarem cozinhadas.

Os investigadores voltaram a contactar com os inquiridos cerca de nove anos depois, e descobriram que quanto mais sal adicionavam às suas refeições, maior era a probabilidade de morte precoce. As pessoas que consomem grandes quantidades de sal, podem facilmente reduzi-las ao ingerir mais frutas e legumes, indicam os especialistas.

A American Heart Association recomenda que os adultos não consumam mais de 2.300 miligramas de sal por dia. No entanto, o limite ideal é de 1.500 miligramas por dia. O consumo excessivo de sal provoca o aumento da pressão arterial, o que pode levar a doença cardiovasculares, acidentes vasculares cerebrais e doenças renais.

Mesmo que não adicione sal às suas refeições, pode estar a consumir quantidades excessivas de sódio. Um dos principais culpados são os alimentos processados, que usam o sal para textura, sabor, cor e preservação. Mais de 70% do sódio que os norte-americanos consomem foi adicionado pela indústria alimentar a produtos anteriormente comprados em supermercados ou restaurantes, segundo a Food and Drug Administration.

"A maioria dos meus pacientes não adiciona sal à mesa de jantar, mas não percebe que pães, vegetais enlatados e peitos de frango estão entre os piores culpados (dos elevados níveis de sódio) nos EUA", afirmou Stephen Juraschek, professor assistente da Harvard Medical School que investiga o sódio e a hipertensão.

Para evitar o sódio deve substituir o sal por ervas aromáticas e misturas de especiarias, e concentrando a sua dieta em alimentos pouco processados.

Previous
Previous

Amantes de reality show, está a chegar o ‘BBB23’ com prémio de 300 mil dólares

Next
Next

Bombeiros, criminosos e strippers. A série mexicana que é um sucesso