Guia essencial para o verão

Vamos ajudar você a ter um verão mais saudável e a não correr nenhum perigo indesejado. Por isso, elaboramos este guia que deverá seguir com muito cuidado e atenção.


1 - Corre perigo de vida se tomar banho no mar ou na piscina depois de comer?

Depois de comer, o organismo inicia a digestão. Esse processo requer muita energia e um maior fluxo sanguíneo no sistema digestivo. Quando entra na água o organismo arrefece. A prática de exercício físico é inevitável dentro de água e irá direcionar o fluxo sanguíneo para os músculos. Pode acontecer nesta fase a chamada “paragem digestiva”, que se caracteriza por mal-estar e vómitos. O que importa aqui para evitar esta situação? O tipo de comida ingerida. Se comer uma refeição leve como uma sopa ou uma salada não há nenhum problema em se meter imediatamente na água após a ingestão da mesma.


2 - Comeu melão ou melancia e agora não pode beber água?

O melão e a melancia são alimentos muito ricos em água. Beber água não vai afectar a ingestão destes alimentos. Não há nenhuma evidência científica que tal aconteça. No entanto, a elevada ingestão de melão ou melancia pode levar à sensação de enfartamento, mas que deve ser avaliada caso a caso. A única sensação que poderá sentir por ingerir estes alimentos com água é apenas a de enfartamento e nada mais.

3 - Comer bolas de Berlim na praia com crEme faz mal?

Não há evidências científicas que comprovem que não deva comer aquela deliciosa bola de Berlim na praia. Com ou sem creme, deve tomar atenção se são bem frescas e se estão devidamente conservadas. Como todos os alimentos, o importante aqui é a conservação.


4 - Temos menos fome no verão?

Devido ao calor, no verão temos menos vontade de comer. Está razão está cientificamente comprovada, já que o organismo sente uma necessidade de alimentos mais leves, mais fáceis de digerir e de alimentos frescos. Acabamos assim por ingerir menos calorias, o que até é bom para a nossa saúde. Como faz calor, bebe-se mais água. Beber muita água mata a sensação de fome e mantém o organismo hidratado.

5 - Tenho pele escura, logo não preciso de ter cuidados com o sol?

Esta afirmação é totalmente falsa. Toda a pele precisa e necessita do seu tratamento. O risco de se desenvolver cancro na pele é alto, por isso mais vale prevenir do que remediar. A pele mais escura é mais resistente aos raios solares devido à elevada quantidade de melanina, mas isso não significa que esteja totalmente seguro. Todos os tipos de pele devem usar no mínimo uma proteção 30.

6 - Comer cenoura ajuda a ficar com a pele mais bronzeada?

A cenoura é um alimento rico em betacaroteno, uma provitamina que se transforma em vitamina A. Esta vitamina é responsável pela produção de melanina no organismo, que por sua vez, é responsável pela pigmentação da nossa pele. Este tipo de alimentos devem ser ingeridos diariamente e não apenas antes de ir apanhar sol, para que o organismo se prepare e comece a produzir grandes quantidades de melanina.

No entanto muita atenção. O excesso de consumo de alimentos com betacaroteno pode provocar uma alteração indesejada. Em vez de ficar com aquela cor dourada e bonita de um típico bronzeado, poderá ficar com as palmas das mãos e dos pés amarelados, assim como a zona da cara. Não basta apenas comer cenoura para ajudar a pele a ficar bonita. São necessários outros cuidados dermatológicos.

Previous
Previous

Shawn Mendes cancela digressão mundial devido a problemas de saúde mental

Next
Next

O playboy da internet é casado? Dan Bilzerian publica uma foto enigmática