Portugal: As 10 cidades com maior qualidade de vida
Habitação, custo de vida e emprego e mercado de trabalho são as áreas que originam habitantes mais insatisfeitos. A pandemia veio piorar a qualidade de vida nas 12 cidades analisadas, mas Leiria foi o município com melhor desempenho durante a crise do coronavírus.
Entre os quase 3500 portugueses que responderam ao nosso inquérito sobre a qualidade de vida nas cidades, os habitantes de Viseu, Leiria e Braga são os que se encontram, em geral, mais satisfeitos com o local onde vivem. Já quem está em Évora, Lisboa, Porto e Setúbal encontra mais razões que desagradam nos respetivos centros urbanos.
Mercado da habitação não agrada
A maioria dos inquiridos vive nas cidades que avaliaram há mais de dez anos. Procurámos conhecer o nível de satisfação com dez áreas fundamentais no dia-a-dia, sobretudo quando se vive num grande centro urbano. Revelamos as cidades que se situam acima e abaixo da média em cada uma, e indicamos o índice de satisfação alcançado. As áreas estão ordenadas pelo índice médio obtido, com a segurança e criminalidade, mas também a educação, a revelarem o mais elevado.
O inquérito foi realizado aos habitantes das 12 capitais de distrito com mais população: Aveiro, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Leiria, Lisboa, Porto, Setúbal, Viana do Castelo e Viseu. No total, os resultados são baseados em 3487 respostas válidas, que espelham as opiniões e as experiências dos inquiridos.
Este artigo foi publicado primeiro em Deco.Proteste.PT