Morocho, o cão que lutou contra um puma adulto para salvar duas meninas
Estávamos em 2008, quando duas meninas decidiram ir apanhar fruta nas árvores da propriedade do seu pai. As duas raparigas subiram a uma figueira, apanharam os deliciosos figos e caminhavam de volta para a quinta to pai. Nunca imaginaram que atrás delas, numa perseguição silenciosa e misteriosa, vinha um puma adulto.
Na quinta do pai, tinham um cão, de raça Dogo Argentino, criados na altura para a caça grossa na Argentina, tal como o seu nome indica. O cão de família apercebeu-se que as duas raparigas estavam a ser perseguidas e quase a serem vítimas das garras e dentes afiados de um puma adulto, um animal da família dos leopardos.
Os pumas habitam uma vasta região do continente americano, desde as montanhas costeiras do Canadá e toda a zona urbana de Vancouver na costa oeste, na costa oeste dos EUA, onde se situam as grandes cidades de São Francisco, Los Angeles e Las Vegas, toda a América Central e Sul.
O cão, que é um animal tido em conta por ser o grande amigo do homem, não hesitou e atacou o felino. Numa luta feroz que resultou em vários ferimentos, alguns até profundos para o dogo Argentino, o puma acabou por sucumbir na luta contra o canino. Morocho salvara assim as filhas do seu fiel dono, tornando-se uma autêntica lenda a não ser esquecida pelo seu feito.