Treino e dieta de Robert Pattinson para o papel de Batman
Para interpretar Batman no último filme de Matt Reeves, Robert Pattinson teve que aderir a um intenso programa de musculação e seguir uma dieta em massa. Não acostumado a frequentar academias, o ator britânico de 35 anos ganhou várias sessões semanais de treinamento para se colocar no lugar do famoso Bruce Wayne.
Ele se deu a conhecer em 2005, no filme Harry Potter e o Cálice de Fogo. Ele interpreta o jovem Cédric Diggory, ao lado de Daniel Radcliffe e Emma Watson. Robert Pattinson também interpretou muitos personagens em filmes independentes. Sua carreira tomou um novo rumo em 2019, quando ele foi escolhido pela Warner Bros. para interpretar Batman, junto com Zoë Kravitz como Mulher-Gato.
Mas com um físico básico muito seco (1,85 metros por 75 quilogramas), a tarefa seria difícil. No universo da DC Comics e na imaginação dos fãs, Batman é um super-herói musculoso. Em comparação, seu antecessor Ben Affleck mediu 1,93 metros por mais de 90 kg quando interpretou o vigilante de Gotham City em filmes como Liga da Justiça ou Batman vs Superman.
Ele concordou em construir músculos 3 meses antes do início do tiroteio. Para aqueles que viram o filme, o resultado está correto, mas não francamente impressionante. O traje do Batman brinca muito com a impressão visual na tela.
Em termos de física, ele está a anos-luz de distância de Ben Affleck, ou mesmo de Christian Bale, que também interpretou Bruce Wayne em O Cavaleiro das Trevas.
TREINAMENTO DE PATTINSON
Robert Pattinson assume totalmente o fato de que ele não gosta de atividade física. O programa de treinamento de Robert Pattinson incluiu sessões de treinamento cardiovascular e de força.
Em termos de cardio, ele fez 3 passeios de 5 a 10 quilômetros de corrida por semana. Ele também o encaixotou com sacos de pancadas, certamente para eliminar a massa gorda e preparar as cenas de combate do filme.
Do lado do fortalecimento muscular, ele favoreceu exercícios funcionais do tipo militar, na forma de um circuito. Ele treinou muito na areia realizando, por exemplo, agachamentos com sacos pesados. Ele também fez sessões na sala de musculação, com base em movimentos poliarticulares para desenvolver os diferentes grupos musculares.
Robert Pattinson parou de praticar esportes assim que o filme The Batman foi filmado.
A DIETA
Todos os dias, seu objetivo era consumir cerca de 2.700 calorias para desenvolver seus músculos. Bastante lógico para um homem do seu tamanho. Sua dieta incluía muitos carboidratos e proteínas, e muito pouca gordura.
O café da manhã, a primeira de suas 6 refeições diárias, continha 500 calorias com uma alta ingestão de carboidratos:
2 ovos cozidos inteiros
40 gramas de aveia
150 mililitros de leite de amêndoa
1 banana
1 copo de suco de laranja
Para o lanche da manhã (por volta das 10 da manhã), Robert Pattinson costumava comer 400 calorias:
150 gramas de atum
4 rissóis de arroz
20 gramas de manteiga de amendoim
No almoço (500 calorias), o ator britânico preferia alimentos bem conhecidos pelos praticantes de musculação:
180 gramas de peito de frango cozido
200 gramas de batata-doce
Legumes (abobrinha e pimentão, por exemplo)
Para o lanche da tarde (350 calorias), mais original, o ator Batman consumiu:
20 gramas de biscoitos de aveia (baixo teor de açúcar)
180 gramas de queijo cottage
150 gramas de frutas vermelhas (morangos, mirtilos, etc.)
O jantar de Robert Pattinson (600 calorias) foi novamente bastante clássico, com:
200 gramas de carne magra
200 gramas de arroz basmati
150 gramas de feijão verde
Finalmente, ele teve uma última refeição de 350 calorias antes de ir para a cama para complementar sua ingestão nutricional:
200 mililitros de leite de amêndoa
30 gramas de proteína de soro de leite
100 gramas de mirtilo
1 banana
Algumas folhas de espinafre