Dinamarca é o primeiro país na Europa a levantar todas as restrições da Covid-19
A Dinamarca é o primeiro país da União Europeia a levantar todas as restrições relacionadas com a Covid-19. Desde a passada sexta-feira, deixou de ser necessária a apresentação do certificado digital de vacinação no acesso às discotecas. Esta foi a última medida a cair. Os dinamarqueses já celebraram o regresso à normalidade com um concerto que juntou 50 mil pessoas em Copenhaga.
O rápido regresso à normalidade deve-se à elevada taxa de vacinação no país. “As vacinas e os grandes esforços de todos os cidadãos dinamarqueses ao longo deste período são a razão pela qual seguimos fortes”, declarou no Twitter.
76% da população dinamarquesa já está totalmente vacinada e 73% já recebeu pelo menos uma dose da vacina. Os grupos vulneráveis já estão a receber uma terceira dose de reforço.
Após 500 dias de restrições, as autoridades dinamarquesas decidiram retirar a Covid-19 como uma “ameaça crítica à sociedade”. Mantém-se em vigor as restrições relacionadas com viajantes estrangeiros, que são obrigados a apresentar um teste negativo para entrar na Dinamarca.
Em agosto, a Dinamarca deixou de tornar obrigatório o uso de máscara nos transportes públicos. Logo no dia 1 de setembro, deixou de ser necessário apresentar o certificado de vacinação em restaurantes, ginásios e cabeleireiros. No mesmo dia, permitiu ainda a abertura das discotecas.
O concerto em Copenhaga que juntou 50 mil pessoas, é o primeiro grande concerto na Europa desde março de 2020.