Cuidados a ter durante uma trovoada para evitar danos graves ou a morte
Nota que o céu escureceu, que a temperatura arrefece, que as árvores balançam, e ao fundo ouve o som distante de um trovão. Este é o sinal de que o perigo se aproxima e o melhor a fazer é tomar atenção aquilo que está a fazer nesse mesmo momento. Quando ouve o som do trovão, ele estará a cerca de 16 quilómetros da sua localização, segundo o Serviço Meteorológico Nacional dos EUA.
Quando há o som de um trovão, não ignore esse som, porque onde há trovões há relâmpagos e, esses matam ou mutilam. Tomar um duche ou lavar a loiça devem ser evitados. Os relâmpagos podem atingir a habitação e viajar facilmente pela canalização. “É melhor evitar toda a água durante uma trovoada. Não tome duche, não tome banho, não lave a louça, nem lave as mãos", avisa o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA.
“O risco de um raio viajar através da canalização pode ser menor com canos de plástico do que com canos de metal. No entanto, é melhor evitar qualquer contacto com canalizações e água corrente durante uma trovoada para reduzir o risco de ser atingido”, diz o CDC.
No entanto esses não são os únicos perigos quando estiver em casa. Fique longe das varandas, das janelas e das portas, e nunca se deite no chão ou se encoste às paredes. O perigo de ser atingido por um raio é real e as consequências são bastante dolorosas e severas, quando não provoca a morte. Nunca mexa num telefone fixo ou em equipamentos ligados às tomadas ou carregadores, como computadores ou telemóveis.
Uma trovoada dá-se quando um relâmpago cai, aquecendo o ar à volta do raio até 50.000 graus Fahrenheit, o que corresponde a 5 vezes a temperatura da superfície do sol. Após o relâmpago, o ar arrefece e contrai-se rapidamente, dando resultado ao som do trovão.
Para calcular a distância que uma trovoada se encontra de si, para conseguir se manter em segurança, siga o seguinte exemplo: se o intervalo de tempo entre o relâmpago e o trovão é de 10 segundos, multiplique sempre esse valor por 340. Resultado: 3,4km. É essa a distância entre si e a trovoada.
Todos os anos cerca de 180 pessoas são feridas por relâmpagos e desse número, 10% morrem. Em caso de trovoada, nunca se abrigue debaixo de árvores, nunca se deite no chão e nunca fique exposto no exterior. Procure sempre um abrigo. Caso não o consiga fazer, junte os pés, agache-se, baixa-se, baixe a cabeça e cubra as orelhas. Este método deve ser sempre utilizado como último recurso, porque um raio pode ser mortífero num raio de 30 metros do local que atinge.