Coma pistácios e beba um chá de camomila para acabar com as insónias
Em alguns países este fruto é considerado como um mero aperitivo, estando muitas vezes à venda na secção dos aperitivos, como as batatas fritas e as pipocas. No entanto, este fruto é muito mais que um simples aperitivo para comer quando está com amigos ou quando está a ver um filme em casa.
No Irão e em Itália, o pistácio é considerado uma iguaria e é utilizado em muitos pratos, doces ou salgados. Este fruto terá sido trazido por Adão quando foi expulso do Éden, conta a lenda. O pistácio é uma iguaria dos deuses devido ao seu sabor único, intenso e delicado. Também tem um elevado teor em potássio e magnésio, nutrientes importantes para a saúde ocular, neural e controlo da glicemia no organismo.
O pistácio é ótimo a combater os níveis de glicemia no sangue, ou seja, ajuda a baixar os níveis de açúcar presentes no organismo, devido à sua composição de gordura, fibra e proteína. Os antioxidantes presentes neste fruto também ajudam a combater as doenças cardiovasculares.
Este fruto único também é rico em melatonina, uma hormona produzida pelo nosso organismo responsável por termos sono. O pistácio pode ajudar assim a ter noites mais descansadas e pôr o sono em dia. Além disso, é ótimo para a fertilidade.
Contudo é necessário ter muito cuidado e prudência no seu consumo. Como é muito rico em gordura saturada, o excesso de ingestão pode provocar problemas intestinais indesejados. Devem ser consumidos de preferência sem a adição de sal.
Se tiver problemas com insónias deverá consumir no máximo 30 gramas por dia acompanhados por um chá de camomila, que vai ajudar a combater os efeitos indesejados nos intestinos e ajuda a adormecer mais rapidamente. Kiwis e cerejas podem ajudar a aliviar as dores de cabeça e os filetes de pescada a sensação de cansaço. Todos estes alimentos devem ser consumidos com moderação, para obter os efeitos desejados.